REMEDINHOS CASEIROS


Pesquisas já comprovaram que boa parte das receitinhas caseiras usadas para o combate de gripes e resfriados tem lá o seu fundamento. "Nossos antepassados sabiam o que estavam fazendo", diz Tânia Rodrigues, da RG Nutri Consultoria Nutricional. Isso não quer dizer que se possam ignorar conselhos médicos adequados quando os sintomas persistem. Mas é útil conhecer as propriedades de algumas soluções domésticas.

Então, vamos lá!

 ALHO E CEBOLA: contêm componentes sulfurados, que reforçam o sistema imunológico. Têm propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.


 CANJA: além do valor nutricional, é um ótimo expectorante, pelo calor do líquido epelo fato de a carne de galinha, quando cozida, liberar o aminoácido cisteína, que dilui o muco das vias respiratórias.


 CENOURA, ABÓBORA E FOLHAS ESCURAS: são ricas em betacaroteno, nutriente que ajuda o pulmão a combater o muco excessivo.


 LIMÃO: tem vitamina C, antioxidante, e, na forma de chá, é um expectorante. O caldo deve ser adicionado ao chá apenas no final do preparo.


 COUVE: tem vitaminas A, B e C, que reforçam as defesas do organismo. Contêm também minerais como enxofre, com efeito expectorante.


 MEL: além de ser uma boa fonte de energia, tem pequenas quantidades de flavonoides e terpenos, que combatem as bactérias.