SALADAS


Uma salada bem escolhida, com o equilíbrio entre os ingredientes unido a um molho apropriado, é a mais saudável das refeições. Se você está preocupado com a ingestão de calorias, prepare saladas pobres em gordura e ricas em proteínas.

 ALFACE: a alface não contém gordura ou colesterol e é pobre em carboidratos.


 TOMATE: os tomates não contém gordura ou colesterol e apresentam baixos níveis de sódio e carboidratos.


 AIPO OU SALSÃO: O aipo não contém colesterol ou gordura, e é pobre em carboidratos.

 PIMENTÕES: os pimentões não contém colesterol ou gordura,e são pobres em sódio.

Quando preparar uma salada, tire vantagens das safras e escolha ingredientes que estejam no auge de seu frescor e sabor. Escolha entre estes e outros ingredientes, de acordo com as safras:

abacate, acelga, agrião, aipo, alface, aspargo, batata, berinjela, beterraba, cebolinha, chicória, espinafre, manga, melão, pepino, pêra, pimentão, repolho,tomate, abacaxi, morango e outros.

Inclua carnes nas saladas para torná-las mais substanciosas. Pedaços de frango cozido, peru, presunto, carne desfiada, salsicha ou lingüiça, podem ser usados em saladas de vegetais para criar uma refeição mais satisfatória.

Assim como a carne, o peixe também pode ser usado em saladas para acrescentar tanto substância quanto sabor. Salmão, truta, atum, entre outros, podem ser cozidos, fritos ou grelhados. Peixes como a anchova têm sabor muito forte,portanto use-os com cuidado. 

Queijos como o parmesão, o FETA, cheddar, mussarela, roquefort, gorgonzola, dão um gostinho especial a qualquer salada. Utilize queijos com moderação na salada, caso contrário, seu sabor dominante pode se sobrepor aos sabores dos outros ingredientes.

Veja nossa dica anterior sobre o azeite temperado e use-o para temperar as saladas, junto com sal e pimenta do reino. Tempere, ainda, com limão, vinagre, aceto balsâmico, molho de pimenta ou outro a seu gosto.