VANTAGENS DO CONGELAMENTO


Tenho sido muito consultada sobre congelamento de alimentos, principalmente de hortaliças. Aí vão algumas dicas sobre o assunto e, brevemente, estaremos oferecendo o curso completo sobre congelamento de alimentos.

A liberdade de escolha dos alimentos, a economia de tempo e dinheiro e a preservação dos alimentos sem alteração de suas características são as principais razões para justificar o congelamento no mundo moderno. Além disso, podemos destacar algumas vantagens no congelamento dos alimentos:

  • economia de tempo e dinheiro
  • facilidade de programação e organização do trabalho
  • aproveitamento total dos alimentos
  • estocagem de acordo com a safra

Vamos falar especificamente sobre o congelamento de hortaliças. Hortaliças, são plantas leguminosas, ou plantas herbáceas, da qual uma ou mais partes são utilizadas como alimento, na sua forma natural.

Preparação para o congelamento

  • Escolher sempre hortaliças frescas, tenras e de boa qualidade;
  • Lavar, cuidadosamente, os produtos inteiros (folhas, frutos, etc.) antes de picar, descartando as partes murchas, maduras ou estragadas. Depois dos alimentos serem picados, eles não devem mais ser lavados, porque a água poderia retirar seus nutrientes;
  • Conservá-las em geladeira até seu preparo para o congelador;
  • Branquear ou escaldar;
  • Esfriar rapidamente;

Branqueamento

Ação ou efeito de purificar ou limpar o alimento através de choques térmicos quentes e gelados, simultâneos. Esse processo retarda a ação das enzimas e o desenvolvimento de algumas bactérias no alimento, sem alterar a cor e o sabor dos mesmos. Ao reduzir a carga microbiana do produtos, o alimento se conserva maior tempo dentro do freezer.

Como branquear
Colocar água para ferver numa panela que contenha de preferência uma peneira ou um cesto metálico, com água suficiente para cobrir mais ou menos 500g de hortaliças a serem preparadas., Quando a água estiver fervendo, colocar as hortaliças e, quando começar a ferver novamente, contar o tempo prescrito para o branqueamento e fazer em seguida o resfriamento.

Como esfriar
Numa bacia grande ou mesmo na pia, colocar água fria, gelo, e imediatamente mergulhar as hortaliças branqueadas. O tempo de esfriamento deverá ser o mais rápido possível. Escorrer bem as hortaliças e secá-las com papel absorvente.

Escaldamento
Consiste em escaldar ou jogar água fervente rapidamente nas hortaliças, especialmente nas folhosas. Completar o processo com o resfriamento.

Vaporização
Processo usado para branquear alimentos tenros e consiste em colocar o alimento numa peneira suspensa sobre uma panela de água fervente, no vapor.

Tempo para o branqueamento

Abóbora - 2 a 3 minutos

Aipo - 1 minuto

Almeirão - 1 minuto

Berinjela - 1 minuto

Beterraba - Cozinhar até ficar macia e dar o choque térmico

Brócolis - 2 a 3 minutos

Couve-flor - 2 a 3 minutos

Couve - 1 minuto

Cenoura em pedaços - 2 minutos

Espinafre - 1 minuto

Mostarda - 1 minuto

Guia para preparação das hortaliças

 ALMEIRÃO: lavar bem, selecionar e cortar. Escaldar. Tempo de armazenagem: 6 meses.

 ABÓBORA: cortar e retirar as sementes. Cozinhar até amolecer, retirar a cascas com uma colher ou faca. Amassar e empacotar, ou branquear, cortar em pedaços e guardar. Tempo de armazenagem: 10 meses;

 AIPO: lavar bem, selecionar e cortar. Branquear. Tempo de armazenagem: 12 meses;

 BERINJELA: descascar, cortar em fatias ou cubos e mergulhar por alguns segundos em água com suco de limão ou com sal e vinagre. Escaldar no vapor. Tempo de armazenagem: 5 meses.

 BETERRABA: lavar e cozinhar até ficar macia. Branquear, retirar a casca e cortar, se desejar. Tempo de armazenagem: 12 meses.

 BRÓCOLIS: colocar em água com sal por meia hora, para remover os bichinhos que se escondem nas flores, retirar os talos e branquear. Tempo de armazenagem: 12 meses.

 CENOURA: remover as folhas e raspar a casca. Cortar em pedaços pequenos e branquear. Tempo de armazenagem: 12 meses.

 COUVE: lavar as folhas inteiras, secar, picar e ensacar cru. Tempo de armazenagem: 6 meses.

 COUVE-FLOR: retirar as folhas e mergulhar em vinagre para retirar os bichinhos. Enxaguar e dividir as cabeças, branquear em água fervente, sem cozinhar. Tempo de armazenagem: 10 meses;

 ESPINAFRE: cortar os talos e lavar bem. Escaldar em pequenas quantidades, mexendo com uma colher. Tempo de armazenagem: 6 meses.

 MOSTARDA: selecionar, lavar bem e cortar. Escaldar em pequenas quantidades, mexendo com uma colher. Tempo de armazenagem: 12 meses.

 MANDIOCA: cortar em pedaços e congelar crua. Tempo de armazenagem: 8 meses.

Lembre-se que todas as hortaliças devem ser congeladas após estarem totalmente secas e em sacos plásticos bem limpos e sem ar.