TEMPEROS


A vida precisa de um bom tempero para ser "levada" com mais sabor, não é? Não é a toa que chamamos uma pessoa sem graça de uma pessoa "sem sal", sem tempero. E sempre estamos querendo que as coisas fiquem mais picantes... Até inconscientemente queremos que tudo tenha mais sabor, mais calor, mais sal, etc.

Então, vou sugerir alguns temperos e condimentos para deixarem sua comida e sua vida muito mais saborosas...

 AIPO: Primo do salsão. Ótimo em saladas, canapés, ensopados.

 ALECRIM: erva aromática do Mediterrâneo. Folhas de perfume doce e fresco. Muito usado em carnes, ensopados, aves, peixes, sopas, omeletes. Use com cuidados para não dar gosto excessivo aos pratos.


 ALHO PORÓ: Tempero muito saboroso, indicado para ser usado refogado ou em massas, sopas, carnes.

 CAMOMILA: Uma das mais populares ervas originárias da Europa, sendo aromática e de sabor intenso. Muito utilizada para fazer chá calmante e também para ajudar na digestão.

 CANELA: Planta originária do Ceilão, introduzida na Europa pelos navegantes fenícios. Pode ser comercializada em rama ou em pó. Use para polvilhar bolos, doces, biscoitos, frutas, chocolate quente, vinho quente ou em compotas.

 CEBOLINHA: Sabor delicado e agradável. Use em molhos, patês, massas, carnes, peixes, omeletes. Não deve faltar em saladas e vinha d´alhos.

 COENTRO: Parente da salsinha com sabor e perfume mais estimulantes. Muito usado em peixes e frutos do mar. Fica sensacional em molhos de carne. Tem um leve sabor de limão.

 COLORÍFICO OU COLORAU: Preparado a base de sementes de urucuzeiro com fubá. Usado para dar uma atraente coloração vermelho alaranjado ao arroz, carnes, frango. Pode ser usado em patês, farofa e molhos.

 CURRY: Também chamado caril. Vem da India, é uma mistura de vários temperos e condimentos. Em pó, muito picante, parece bastante com a cor do açafrão. Usado em pratos de carne, aves, peixes, molhos, arroz, sopas, cremes.

 FINES HERBES: Mistura de 4 ervas que tornou famoso o Omelete aux Fines Herbes. Cerofólio, cebolinha, salsa, estragão. Usa-se em peixes, legmes, maionese, queijos e souflés.

 LOURO: Essencial para a vinha d´alhos. Muito aromártica, deve ser usada com cuidado. Use em molhos, para cozinhar o feijão, assados, conservas.

 MANJERICÃO: Tempera aves, carnes, peixes, sopas, legumes. Sabor e aroma bem fortes.

 NOZ-MOSCADA: Usada em bolos, doces, molhos. Tem um cheiro gostoso e deve ser usada com prudência.

 ORÉGANO: Esse todo mundo conhece! Muito utilizado em pizzas mas pode também em carnes, molhos para bifes, saladas.


 PÁPRICA: tem a doce e a picante. é extraído do pimentão vermelho. Dá cor e sabor. Experimente com calma, antes de aderir. Use em frango, carne vermelha, molhos.


 SALSA: O mais conhecido dos "cheiros-verdes". Tempera e tem um aroma irresistível. Use em molhos, caldos, farofa, omelete, carnes de todos os tipos, use também para decorar pratos.

 TOMILHO: Aromatizante de sabor forte. Deve ser usado com muito cuidado mas experimente em molhos, massas, aves, camarão.

Boa sorte! Façam bom uso desses e outros.