AZEITE


Vamos falar um pouco sobre o azeite e apresentarmos uma dica para vocês aromatizarem o azeite e torná-lo bem mais saboroso.

É a pura verdade que o azeite faz bem à saúde. O óleo de oliva é rico em gordura monoinsaturada, mais que qualquer outro óleo vegetal. Uma gordura monoinsaturada é aquela em que falta só um par de átomos de hidrogênio na cadeia carbônica do seu ácido graxo - por decorrência, poliinsaturada é aquela em que faltam dois ou mais pares. A sua principal característica é manter o nível do bom colesterol no sangue, que, por sua vez, retira de circulação o mau colesterol. Cientificamente, já ficou provado que as gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e problemas coronarianos. O azeite extra-virgem, considerado o mais nobre de todos, é obtido da prensagem mecânica das azeitonas, com acidez máxima de 1%. O azeite é muito usado para temperar pratos, dado o seu aroma e sabor extremamente agradáveis. 

 

AZEITE EXTRA-VIRGEM AROMATIZADO

Pegue um raminho de alecrim ou de manjericão e lave bem. Corte de 3 a 4 dentes de alho ao meio. Use um bom azeite extra-virgem, colocando-o em um vidro limpo e acrescente os alhos e as ervas. Deixe o vidro sempre bem fechado e vá usando esse azeite para temperar seus pratos e saladas. É uma maravilha!