FRANGO AO CURRY


Ingredientes:


 
1 litro de água com 2 tabletes de caldo de frango
Ossos retirados de 2 coxas e sobrecoxas e 2 peitos de frango
1 colher  de sopa  de manteiga
2 cebolas picadas
5 maçãs (de preferência, verdes) descascadas e cortadas em cubos
3 colheres  de chá  de curry em pó
3 colheres  de sopa  de óleo
2 coxas e sobrecoxas e 2 peitos de frango, sem osso, cortados em cubos e temperados com sal, tempero de limão e alho picado a gosto (1 kg)
2 colheres  de sopa  suco de limão
1 folha de louro
Sal a gosto
 
Para o chutney de manga:
2 xícaras de vinagre
2 1/4 xícaras de açúcar
2 mangas maduras picadas
2 colheres de sopa de gengibre bem picado
2 dentes de alho cortados em fatias
Meia pimenta vermelha picada
½ colher  de chá  de sal
1 xícara de passas brancas picadas
 
Opção: chutney de abacaxi:
1 abacaxi grande e maduro
1 colher  de sopa  de manteiga
1 cebola ralada
2 dentes alho amassados
1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
2 colheres  de sopa  de gengibre ralado
½ xícara  de chá  de uva passa preta
1 xícara  de chá  de açúcar mascavo
1 xícara de vinagre de vinho branco
1 xícara  de chá  de vinho branco
Sal a gosto
           

 
 


Passo a Passo:



 
Numa panela com 1 litro de água e 2 tabletes de caldo de frango, coloque os ossos retirados das coxas, sobrecoxas e peitos de frango. Deixe ferver até que seja retirado todo o sabor dos ossos (por cerca de 30 min). Retire os ossos e reserve o caldo. Numa panela com 1 colher  de sopa  de manteiga, doure 2 cebolas picadas, junte 5 maçãs (de preferência, verdes) descascadas e cortadas em cubos e cozinhe até ficarem macias (por cerca de 10 min). Nesta mistura, acrescente 3 colheres  de chá  de curry em pó. Transfira para um liqüidificador, junte o caldo dos ossos reservado e bata até que forme um creme. Reserve. Numa outra panela com 3 colheres  de sopa  de óleo, doure 2 coxas e sobrecoxas e 2 peitos de frango, sem osso, cortados em cubos e temperados com sal, tempero de limão e alho picado a gosto (1 kg). Despeje o creme de maçã com curry na panela com o frango em pedaços. Coloque 2 colheres  de sopa  de suco de limão e 1 folha de louro. Acerte o sal, se necessário. Deixe cozinhar por 20 min até que o gosto do frango incorpore no creme e fique macio (se necessário, acrescente um pouco mais de caldo de frango). Sirva com porções de chutney de manga ou abacaxi, passas sem caroço e banana picada com limão e arroz como acompanhamento.
 
Para o chutney de manga:
 
Para fazer a calda, leve ao fogo alto o vinagre e o açúcar e mexa bem até dissolver completamente o açúcar e formar uma calda bem grossa. Quando a calda começar a ferver, é hora de juntar a manga. Mexa por cerca de 10 min até a fruta ficar bem macia, quase se desmanchando. Depois, coloque todos os outros ingredientes. Mexa por uns 15 min até a calda reduzir bastante. O ponto ideal é o de um doce de colher. Está pronto o chutney de manga (acompanhamento ideal para carnes, quentes ou frias, aves, embutidos e queijos).
 
Opção: chutney de abacaxi:
Descasque 1 abacaxi grande e maduro. Retire a parte dura do centro. Passe a outra parte num processador. Numa panela, refogue em 1 colher  de sopa  de manteiga, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassados, 1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada, 2 colheres  de sopa  de gengibre ralado e ½ xícara  de chá  de uva passa preta. Acrescente o abacaxi processado, 1 xícara  de chá  de açúcar mascavo, 1 xícara  de chá  de vinagre branco, 1 xícara  de chá  de vinho branco. Acerte o sal e cozinhe por mais ou menos 20 min em fogo médio até engrossar e reserve.
 
Rendimento: de 4 a 6 pessoas
 
Obs.: retire e corte a carne dos ossos da coxa, sobrecoxa e peito do frango com o auxílio de uma tesoura. É mais fácil e os pedaços ficam mais iguais.
 
Curry
O curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes. Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry. Ideal para dar sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.